sábado, 25 de outubro de 2008

The Bedroom at Arles















"The Bedroom at Arles" era o quarto de Van Gogh que foi retratado por ele neste famoso quadro. Milhares de teorias e análises já foram escritas a esse respeito e , definitivamente, essa não é a minha intenção. Acabei de criar esse blog e adivinhem onde estou? no meu quarto! O quarto é o refúgio de quem não mora só, abrigo das idéias, não ha nada mais pessoal do que mostrar o próprio quarto, é como colocar se nu! Suas fotos, objetos pessoais, as cores das paredes, com certeza esses elementos, ou a ausência deles, falam muito sobre você, é presa no meu quarto que eu me sinto mais livre... Exatamente por isso não tenho a mesma coragem de Van Gogh e não coloco aqui uma foto do meu quarto, mas o simbolismo dessas obras tem a capacidade de me representar. O quarto tem um pouco da alma da gente... e a sua alma é feita de quê?

7 comentários:

  1. muito interessante como os artistas que hoje sao aplaudidos e se usa seus nomes para museus e ruas, como, em vida, eram pessoas simples.
    Acredito que van Gogh era uma pessoa dessas. Sua pobresa era tao perturbadora que ele se deslumbrava com suas conquistas. Seu apartamento alugado em paris, onde pagava com quadros, e seu quarto, provavelmente neste predio. Para ele, uma cama e armario foram uma conquista inedita.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que foi dito sobre o quarto...o meu, por exemplo, é a minha cara: bagunçado, aconchegante, com mil fotos dos amigos mais que queridos..
    (...)
    queria fazer um comentário poético bem como o do André, mas to com mto calor e nõ consigo pensar!

    ResponderExcluir
  3. Meu quarto era meu mundo quando era solteira... meu pequeno refugio que dividia comigo todos os sonhos e expectativas.
    Agora, meu quarto já não é somente meu... ele tem outro dono, e por isso, não é meu refúgio.
    Não tem mais a minha alma. E nem por isso se tornou pior ou melhor. Apenas diferente. Hoje meu quarto é a uniao de duas almas, diferentes, mas afins.

    ResponderExcluir
  4. Nossa... falar de quarto pra mim agora é bem complicado...
    Tenho duas casas e na verdade não me sinto em casa em nenhum dos dois quartos... se eu mudasse por completo, o quarta da casa II não teria a minha cara... mas com a meia mudança, o quarto da casa I passou a não ter minha essência completa, como disse muito bem a Suca...
    Acho q meu quarto agora é meu carro!
    E ele é tudo de bom!
    É!

    ResponderExcluir
  5. e o carro da Fe, no porta malas, tem ate caixas para mantê-lo organizado...um chiquê só!

    ResponderExcluir
  6. Meu quarto não tem exatamente a minha cara... como moro com a minha avó, não pude pintar as paredes como eu queria, não pude colocar os armários que queria, nem os móveis da cor que eu queria....... apesar disso, tem meus quadros que amo, meus murais de fotos que amo, minha cama que não troco por nada........ sei lá! mto complexo pensar assim!!!
    ...
    acho hj eu trocaria vários ítens do meu quarto por um ar-condiconado!!! tá impossível PENSAR nesse calor!!! socorro!!!

    ResponderExcluir
  7. Para mim o quarto representa determinação, força interior, responsabilidade, amadurecimento e tudo quanto pode levar uma pessoa a ir ao encontro da sua realização e felicidade. Essa constatação compensa a saudade que sinto quando vejo o quarto vazio, da filha querida, que mudou para outro Estado para trilhar seu próprio caminho. É o orgulho que sinto da sua força que me faz suportar a saudade, e que saudade!!!! Em uma palavra o quarto representa para mim "independência".

    ResponderExcluir